Ações emergenciais serão realizadas para evitar inundações em Ipanguaçu

|


O Governo do Estado vai executar ações emergenciais para evitar problemas de inundações em Ipanguaçu. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) tomará uma série de providências para amenizar problemas que ocorrem com as cheias no município.

Entre estas ações estão à análise da situação dos barramentos e obstruções ao longo do rio Pataxós, liberação de máquinas para a limpeza ao longo do manancial e medidas para recuperar o açude Pataxós. O anúncio foi feito pelo secretário Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, após visitar pontos ao longo do rio Pataxós.


A comitiva formada pelo secretário Gilberto Jales, o secretário adjunto da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Ivan Fredovino e o prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira visitaram as áreas que dão acesso as comunidades de Louzeiro, Coité e Beira Rio. Vereadores, secretários municipais, agricultores e lideranças comunitárias estiveram presentes. As medidas são necessárias enquanto ocorre paralelamente o andamento do projeto para a obra de desobstrução da calha do rio Pataxós.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil vai fazer o repasse dos recursos já assinados com o governo do Estado.     O valor total do projeto é de R$ 7 milhões “Nossa meta é tentar fazer o primeiro repasse ainda este ano”, destacou Ivan Fredovino. Na próxima segunda-feira (12), um engenheiro da Defesa Civil Nacional estará com os técnicos da SEMARH discutindo os últimos detalhes do projeto.

“O projeto é prioridade número 1”, ressaltou o secretário Gilberto Jales lembrando que é preciso cumprir os trâmites legais para a obra. A SEMARH possui o projeto básico e vai contratar o projeto executivo onde estarão detalhados as áreas de jazida, de reposição de material, por exemplo.

O prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira, informou que as obras estão sendo cobradas pela população, lembrando que o empenho do Governo do Estado e do Governo Federal, evidenciados durante a visita, vão resolver um problema que a população vivencia há 20 anos. Após a visita ao rio, houve reunião que contou também com a presença do prefeito de Assu Ivan Júnior.

Fonte: Assessoria de Imprensa SEMARH

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

 

No ar desde ©2006 Blog do Gustavo Nóbrega | Extrutura atual / Template Blue desenvolvido por TNB modificado por Net Serviços