Não fazer pesquisa é muito melhor do que fazer uma mal feita
Infelizmente, muitos políticos ainda insistem em fazer pesquisas em momentos inoportunos e o seu resultado é algo drástico. Como afirmei no titulo “Não fazer pesquisa é muito melhor do que fazer uma mal feita”.
Um questionário mal elaborado é o primeiro fator que comprometerá o seu resultado e principalmente toda a sua estratégia de campanha. É necessário contratar uma empresa séria para fazer a pesquisa, e principalmente, quem tenha o conhecimento técnico.
Políticos geralmente pedem as empresas para fazer questionários elaborados por eles, e esquecem que o conhecimento técnico e cientifico é a empresa que tem, não o seu contratante.
Não é o numero de questionários que vai dizer a verdade, e sim todo o conjunto, um entrevistador capacitado (que não tente direcionar o voto), as perguntas elaboras, a ordem das perguntas, a divisão correta dos questionários por setores na cidade (é necessário um bom estatístico), e principalmente, não se avisa quando a pesquisa será feita.
Enfim, “pesquisa é coisa séria, mas não é exata”, fatos ocorrem diariamente na política e tudo isso pode mudar ou influenciar a opinião do eleitor, é por isso que as pesquisas eleitorais devem ser constantes.
E mais uma vez repito;
“Não fazer pesquisa é muito melhor do que fazer uma mal feita”
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!