Jucurutu é contemplada com um dos três Núcleos de Apoio à Saúde da Família no RN

 
O Rio Grande do Norte contará com mais três Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasfs). Os novos núcleos foram credenciados nesta quarta-feira (14), pelo Ministério da Saúde (MS), que repassará R$ 60 mil para o Estado criar as unidades nos municípios Jucurutu, Extremoz e Macau.

Os Nasfs atenderão a população em saúde básica, oferecendo atendimento em especialidades como assistência social, nutrição, psicologia, pediatria, ginecologia, fisioterapia e fonoaudiologia. Há ainda serviços de educação física, fitoterapia e acupuntura. Os núcleos têm, no mínimo, cinco profissionais, que trabalham em parceria com as equipes de saúde da família em cada região.

Em todo o Brasil, o MS investirá R$ 2,9 milhões para a implantação desses serviços em 100 municípios. Com o novo credenciamento, o número de núcleos no país passará para 1.126. De acordo com o Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde, as cidades devem implementar os Nasfs até dezembro deste ano. Até o próximo ano, serão mais 113 núcleos autorizados.

NASF - Criados em janeiro de 2008, os Nasfs compartilham as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das equipes de saúde da família. Eles têm a responsabilidade de atuar e reforçar nove diretrizes na atenção à saúde: a interdisciplinaridade, a intersetorialidade, a educação popular, o território, a integralidade, o controle social, a educação permanente em saúde, a promoção da saúde e a humanização.
 

Comentários

Postagens mais visitadas