Semarh contrata empresa para Zoneamento de Área de Preservação Ambiental

Técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) se reuniram na tarde de ontem(02) com os representantes da empresa contratada para prestar serviços de consultoria para elaboração da Proposta de Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) da Área de Proteção Ambiental (APA) Bonfim-Guaraíras e Definição das Diretrizes para o Plano de Manejo.

Na ocasião, foi dada a ordem de serviço para o início dos trabalhos e definido um calendário estipulando prazos para a sua execução. Na reunião, também estiveram presentes técnicos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA), que é parceiro neste projeto.

A APA Bonfim-Guaraíras está inserida nos municípios de Nísia Floresta, São José de Mipibu, Arês, Senador Georgino Avelino, Goianinha e Tibau do Sul. Dentro desta área de preservação está localizada a Lagoa do Bonfim, manancial que abastace 30 cidades da região Agreste mais 240 comunidades. 

A empresa IBI, vencedora da licitação, executará os serviços em duas etapas.  Primeiro será elaborado um plano de trabalho, onde será apresentada, à Semarh e ao Idema, toda a metodologia que será aplicada.

Na segunda etapa, será feito um diagnóstico sócio-econômico, ambiental e biótico da área. Nesta parte, serão realizadas oficinas nos seis municípios que abragem a APA. Estes eventos terão como objetivo envolver a população nessas discussões para um diagnóstico mais preciso. Concluído o diagnóstico será feito o ZEE. "Este zoneamento será mais uma vez submetido à apreciação da Semarh, do Idema e da população, através de uma audiência pública. Só depois de aprovado é que vamos estabelecer as diretrizes do plano de manejo desta área", disse Naimar Barroso, representante da IBI.

Segundo Iêda Cortez, Coordenadora do Programa Semiárido Potiguar (PSP), "Este plano objetiva viabilizar a proteção dos mananciais e o uso sustentável dos recursos hídricos e ambientais da APA Bonfim-Guaraíras".

Este estudo está sendo financiado pelo Banco Mundial por meio do PSP, através do acordo de empréstimo com o Estado do Rio Grande do Norte.



Publicado por Gustavo Nóbrega

Comentários

Postagens mais visitadas