Especialistas se reúnem em Natal para discutir Mobilidade Urbana e Região Metropolitana

|

Todos os dias a cena se repete, no mesmo horário e local. O trânsito pára e ninguém consegue passar. Até mesmo as ambulâncias, bombeiros e carros de polícia têm dificuldade de vencer os congestionamentos. Os ônibus, esses são os que mais sofrem com a imobilidade urbana que tomou conta de Natal e de outras grandes cidades do país.

As metrópoles brasileiras têm enfrentado nos últimos anos uma crise de mobilidade urbana, resultante, sobretudo, da opção pelo modo de transporte individual em detrimento das formas coletivas de deslocamento. É o que mostra o relatório organizado pelo INCT Observatório das Metrópoles que aponta a explosão do número de automóveis e motocicletas nas metrópoles brasileiras.

Entre 2001 e 2011, o número de automóveis nas 12 metrópoles aumentou de 11,5 milhões para 20,5 milhões. Já as motocicletas passaram de 4,5 milhões para 18,3 milhões nestes mesmos dez anos, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Soluções para esse problema existem e os recursos também. "O que falta é vontade política e a decisão de todo mundo sentar em torno de uma mesa e resolver o problema, até porque, sozinho, ninguém chega a lugar nenhum", resume o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), Eudo Laranjeiras.

Para reunir interessados em discutir soluções para os problemas da Mobilidade Urbana na Grande Natal, a Fetronor juntou-se ao Departamento de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e à Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal, para realizar na próxima segunda-feira (18), um seminário para discutir a Lei da Mobilidade Urbana.

"A Lei 12.587/2012 é uma espécie de constituição para o setor de transporte e de trânsito no Brasil. As novas regras estão definidas por ela e é para discutir como aplicá-las que nós estamos trazendo a Natal especialistas que nos ajudem a conhecer e colocar em prática o que diz a lei", explica Eudo Laranjeiras.

O encontro reunirá especialistas nacionais, pesquisadores, professores universitários, especialistas e estudiosos do assunto, prefeitos e vereadores, secretários e técnicos da capital e da Grande Natal no auditório do Sest/Senat Natal, para discutir Mobilidade Urbana e Região Metropolitana. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

Debates – O seminário será aberto às 9:00h, com uma palestra do Gerente de Projetos das Secretaria Nacional de Transito e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, João Alencar Oliveira Júnior.

Ele é um dos autores da Lei da Mobilidade Urbana, seguida de debate entre os presentes sobre os aspectos legais e as obrigações de municípios, estados e Governo Federal. A advogada Flaviana Azevedo (OAB-RN) participará da mesa como debatedora.

No período da tarde, a programação recomeça às 14 horas,com uma mesa coordenada pela professora Lindijane de Souza (Departamento de Políticas Públicas/UFRN) que terá como expositor o professor e pesquisador Juciano Martins Rodrigues, do Observatório das Metrópoles/Rio de Janeiro.

Juciano coordenou o estudo "Metrópoles em números: Crescimento da frota de automóveis e motocicletas nas metrópoles brasileiras 2001/2011" e terá como parceiros de discussão a professora Maria do Livramento (Coordenadora do Observatório das Metrópoles/UFRN) e o vereador George Câmara (Presidente do Parlamento Comum da Região Metropolitana de Natal).

Goiânia – A segunda discussão será coordenada pela Secretária de Mobilidade Urbana de Natal, Elequicina Maria dos Santos e terá como expositor o consultor de transporte e ex Secretário Nacional de Transito e Mobilidade Urbana e ex Presidente do Consorcio metropolitano de Goiânia, José Carlos Xavier (Grafite).

Ele analisará os aspectos institucionais para a implantação de um sistema integrado de transporte público para as regiões metropolitanas, a partir da experiência da Região Metropolitana de Goiânia.

A mesa terá como debatedores o deputado estadual Kelps Lima, ex secretário de Mobilidade Urbana de Natal e o engenheiro Demétrio Torres, diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem/DER-RN.

O seminário sobre a Lei 12.587/2012: Mobilidade Urbana e Região Metropolitana é uma promoção do Departamento de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal e Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor).

O evento também contará com a participação de representantes da OAB/RN, Departamento de Estradas de Rodagem/Governo do Estado, Assembleia Legislativa e Parlamento Comum da Região Metropolitana.

SERVIÇO

Seminário: Mobilidade Urbana e Região Metropolitana

Data: Segunda-feira - 18 de março

Local: Auditório do Sest Senat Natal – Avenida Omar O'Grady (prolongamento da Prudente de Morais) - Pitimbu
Horário: 8h30
Inscrições gratuitas: (084) 3234-2493 ou pelo email fetronor@fetronor.com.br.

Publicado por Gustavo. Nóbrega

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

 

No ar desde ©2006 Blog do Gustavo Nóbrega | Extrutura atual / Template Blue desenvolvido por TNB modificado por Net Serviços