Atenção comerciantes e usuários, fiquem atentos as novas regras do uso dos Cheques

As novas regras para o uso do cheque já estão valendo desde 29 de abril desse ano. Criadas para aumentar a segurança nessa modalidade de pagamento e aprovada pelo Conselho Monetário Nacional, elas afetam bancos, consumidores e comerciantes. Veja como são as mudanças:

1.Os bancos terão um ano para criar uma forma de informar aos estabelecimentos comerciais se um cheque for cancelado, extraviado ou bloqueado. Hoje, essas informações são fornecidas por entidades como Serasa e o Serviço de Proteção ao Crédito.

2.Os bancos deverão informar ao correntista cujo cheque for devolvido o nome completo, o endereço e a agência bancária da pessoa ou empresa que tentou depositar o cheque, para que ele possa regularizar a situação.

3.Daqui a cinco meses os cheques deverão conter a data da confecção do talão. Isso permitirá que um comerciante recuse um cheque mais antigo.

4.Para sustar um cheque em caso de furto, roubo ou extravio, o consumidor deverá apresentar, em dois dias, um boletim de ocorrência. Ele já era exigido por alguns bancos, mas agora é obrigatório.

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