Wilma assina com BNB financiamento de R$ 250 milhões para usina eólica Alegria I

  
Mais um passo importante será dado para a consolidação do parque eólico do Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (15). A governadora Wilma de Faria vai assinar com Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e a New Energy Options (NEO) financiamento de R$ 250 milhões para a Usina Eólica de Alegria I, em Guamaré.

A solenidade será realizada na Governadoria, às 17h, com a presença do presidente do BNB, Roberto Smith.

“No início do nosso governo, em 2003, a capacidade instalada para geração de energia no Rio Grande do Norte era zero. Em 2010, alcançaremos a auto-suficiência com um conjunto de obras prontas que irão possibilitar a geração de toda energia que o Estado consome, ou seja 640 mw”, revela a governadora Wilma de Faria

Entre as obras mencionadas pela governadora, no caso, estão a Usina Termelétrica do Vale do Açu (Termoaçu), concluída em agosto de 2008, e os parques eólicos da Iberdrola em Rio do Fogo (que iniciou suas operações em abril de 2006) e da Petrobras em Macau (iniciou operação em janeiro de 2004), além da conclusão prevista para os parques eólicos de Alegria I e II em 2010.

A usina Alegria I terá capacidade de geração de 51 MW, que corresponde, aproximadamente, ao abastecimento de 70 mil moradias, e o início de sua operação está previsto para agosto de 2010. Juntas, as duas usinas terão capacidade total de geração de 151,8 MW.

A energia produzida pelo parque eólico será então suficiente para abastecer cerca de 200 mil residências, evitando - ao mesmo tempo - a emissão de cerca de 120 mil toneladas por ano de CO2 na atmosfera.
  

Comentários

Postagens mais visitadas