Sedec lança 110 bolsas do Talento Jovem

  
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Sedec lança nesta sexta-feira (16) em Pau dos Ferros, 110 bolsas de iniciação científica Júnior, dentro do Programa Talento Jovem que beneficia alunos da rede pública com uma bolsa mensal de apoio financeiro.

Para o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, José Rufino Júnior, as bolsas incentivam a educação dos alunos da rede pública. “O Talento Jovem é um programa de fundamental para o desenvolvimento intelectual dos alunos que aprendem desde cedo a importância da pesquisa para formação profissional”, destaca o secretário.

O Talento Jovem é um convênio estabelecido entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e a Sedec com o objetivo de proporcionar aos estudantes de nível médio da rede pública o acesso ao campo da pesquisa científica e tecnológica nas Instituições de Ensino Superior.

Cada aluno recebe uma bolsa mensal de R$100 e disponibiliza 10 horas semanais ao projeto desenvolvido nas áreas de lingüística ou oralidade, história, psicologia, filosofia, microbiologia, engenharia da computação, engenharia química, comunicação social, matemática, física, direito e as ciências sociais.

Para a edição 2009 – 2010 foram disponibilizadas 110 bolsas distribuídas em Natal, Macaíba, Mossoró, Várzea, Brejinho, Nova Cruz, Passa e Fica, Santa Cruz, Lajes Pintadas, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Currais Novos, Caicó, Caraúbas, Apodi, Pau dos Ferros, Patu, Umarizal, João Câmara, Espírito Santo, São Rafael, Itajá, Ipanguaçu.

A coordenadora de Ciência e Tecnologia da Sedec, Izis Paula, destaca os benefícios do programa Talento Jovem aos alunos de ensino médio das escolas públicas. “Durante a pesquisam os alunos adquirem conhecimento, além de terem acesso as universidades melhorando a formação acadêmica e o desenvolvimento tecnológico de seus projetos”, frisa.

O programa é desenvolvido em parceria com as DIRED´s e acompanhado pela SEDEC, através de visitas in loco e realização de seminários locais.
  

Comentários

Postagens mais visitadas