São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Macaíba terão Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)


Além das UPAs, governadora também consegue ampliação do SAMU no RN

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou a implantação de três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) nos municípios de São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Parnamirim, na Grande Natal. A boa notícia foi dada na tarde desta quarta-feira (16) à governadora Wilma de Faria e ao vice-governador Iberê Ferreira. “As UPAs vão ser construídas pelo Governo do Estado e serão operacionalizadas junto com as prefeituras”, informou a governadora ao final da audiência com o ministro Temporão.

A governadora Wilma de Faria explicou que a participação do Ministério da Saúde no projeto de implantação das UPAs na Grande Natal será no fornecimento de equipamentos para a estruturação do sistema. Segundo ela, o processo de implantação inicia imediatamente visto que o Governo do Estado já havia planejado e deu início ao processo de implementação.

As UPAs vem para diminuir o volume de pessoas e de tratamentos que são feitos em lugares errados. Já temos essa regulação. Ao pronto-socorro só devem ir as pessoas que estão precisando, realmente, de tratamento de urgência, no entanto, os municípios têm a responsabilidade de fazer o atendimento básico, pequenas cirurgias, clinica médica, cardiopatias, doenças que podem ser cuidadas nas unidades básicas”, explicou a governadora.

O vice-governador Iberê Ferreira de Souza disse que essa decisão do Ministério da Saúde marca o início da solução de um problema que tem maltratado muito a população. “À medida que você tenha essas Upas funcionamento na Grande Natal evita-se a grande demanda ao hospital Walfredo Gurgel que hoje tem ocasionado todo esse problema na saúde da capital e que agora, começamos a resolver”, ressaltou.

Comentários

Postagens mais visitadas